A Escola

Conheça mais

A ANANDA

Na cidade de Salvador-BA-Brasil, no ano de 1996, uma Família preocupada com a Educação, decidiu unir forças e dedicar-se a esta causa, a de Educar com paixão, qualidade e diferenciais. Por décadas tivemos a oportunidade de participar da construção e transformação de inúmeras crianças, adolescentes, educadores e famílias.

Nossa proposta é focada no desenvolvimento de competências e habilidades cognitiva, socioemocional, comportamental e motora.

Enquanto instituição de ensino regular, compreendemos que educar trafega entre todos os setores que promova o desenvolvimento humano, em sua condição integral: afetividade, movimento, inteligência e formação do eu. E foi pensando nesta necessidade que nasceu a Ananda – Escola e Centro de Estudos, uma escola que tem paixão por transformar.

Representação de um neurônio em sua expressão lúdica, indicando sua capacidade de enviar, gerenciar e produzir informações.

A Escola, como organismo social, contempla, também, a necessidade de transmitir saberes, desenvolver habilidades e competências, conduzir o educando a bem gerenciá-los no seu cotidiano, produzir novas conexões entre tais saberes, bem como reforçar estas novas conexões com estímulos constantes.

Os educadores são profissionais altamente qualificados, graduados, especialistas e mestres.

Nosso time conta ainda com um grupo de pesquisadores, escritores, neuroeducadores e com certificação Mindfulness.

Somos uma Instituição Educacional, que tem como finalidade a formação integral do ser humano através de metodologias que levem o alunado a desenvolver competências e habilidades que o favoreçam viver em uma sociedade igualitária, democrática, inclusiva, agregadora, ética, digital, e a partir dele mesmo, por compreender que o equilíbrio social principia da busca de um equilíbrio individual.

Utilizamos abordagens da teoria construtivista, sociocultural, das inteligências múltiplas, psicomotricidade, além daquilo que propõe a LDB, BNCC , UNESCO e neurociência, bem como toda aquela que a criança melhor se adaptar, considerando a necessidade da criança e adolescente no processo de ensino-aprendizagem. Essa pluralidade trabalhada ao longo de décadas de prática em sala de aula, nos certifica de que apesar do ser humano possuir uma natureza social, ele é, acima disto, um ser individual, com características únicas, e com capacidade de absorção única também, desta maneira, fazemos uso de todas as tendências e teorias disponíveis em nossa literatura.

Um projeto curricular, além de originar todo trabalho, deve dar ao educador instrumentos que o possibilite ter a flexibilidade necessária para ir construindo os caminhos do trabalho, passo a passo, juntamente com os demais sujeitos, criando situações propícias para favorecer a construção do ensino-aprendizagem de conhecimentos e consequentemente o desenvolvimento cognitivo, comportamental, afetivo, emocional e motor  das crianças e adolescentes, interagindo com eles de maneira a fazê-los testar suas próprias hipóteses enquanto o educador coloca questões que a fazem duvidar de suas próprias conclusões levando-as a desequilibrar o conhecimento para atingir seu real saber.

Avançamos no quesito desenvolvimento, tomando como ponto de partida as seguintes indagações:

Como o indivíduo constrói o conhecimento? Qual o estágio que se encontra? Quais as regularidades existentes nas diversas formas? Quais são as expressões da inteligência contidas naquela criança e adolescente? Como anda sua prontidão cerebral?  Há de se considerar que cada sujeito pensa de uma maneira, compreende a linguagem do Universo de maneira específica, particular, entretanto existem características que são comuns a todos os jeitos de pensar.

Ao selecionar os conteúdos, levamos em conta a sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades e competências do ser. Em cada área do conhecimento temos eixos temáticos que representam recortes internos à área, visando a explicitar os objetos de estudo essenciais à aprendizagem, todos estruturados em uma condição lógica e racional, de modo a contemplar as indicações da neurociência.

A prática educativa pressupõe a intervenção do educador e a participação ativa do educando, num processo dialético, interacional, permitindo que este último passe de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada a uma visão sintética, mais organizada e unificada do conhecimento.

A prática deste educador deve transformar este contato com o objeto de estudo em algo interessante e criativo, possibilitando ao educando, uma articulação adequada com outros campos do saber.

Desse modo, além de buscar despertar no indivíduo suas potencialidades, teremos, também, como objetivo proporcionar ao educando uma educação pautada no desenvolvimento de habilidades e competências que os capacitem para o mercado de trabalho, e sobretudo para saber lidar com os desafios da vida, através de atividades e estudos que o torne capaz de:

Observar, investigar, criar, ter senso crítico, trabalhar em grupo, se autodesenvolver, compreender e respeitar a si e o outro, ter atitude, ir mais

Os aspectos teóricos sistematizados, apresentados na Proposta Curricular se estrutura a partir das áreas do conhecimento, contemplando concepções e objetivos da área, eixos temáticos e blocos de conteúdos relativos às séries oferecidas na Escola, embasados nos Referenciais Curriculares para educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, subsidiados na proposta da BNCC.

Buscaremos, assim, com a composição das respectivas áreas, superar a compartimentalização do saber, utilizando da interdisciplinaridade como uma das principais ferramentas.

Ser além, ser apaixonado pelo que faz, aprender com prazer e se permitir transformar através da educação.

Objetivo

Geral

Desenvolver integralmente a criança e o adolescente, em seus aspectos cognitivo, motor, comportamental, afetivo e emocional, complementando a ação da família e da sociedade, assegurando-lhe a formação comum e integral indispensável para o exercício da autonomia e da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir em estudos posteriores, e consequentemente no trabalho.

Objetivos

Específicos

1

Proporcionar aos educandos o acesso ao conhecimento filosófico e científico, socialmente construído, compreendendo-o, transformando-o e reelaborando-o, a partir de suas próprias experiências;

2

Facilitar a construção do conhecimento filosófico-científico do educando levando-o a desenvolver habilidades, valores e atitudes que o sirvam como recurso na resolução de problemas;

3

Oferecer ao educando embasamento para o seu conhecimento e autoconhecimento;

4

Potencializar o desenvolvimento da consciência enquanto sistema dinâmico das funções psicológicas em suas diversas atividades, para que ele possa estar apto a integrar-se consigo mesmo e com o social;

5

Possibilitar desenvolvimento para identificar e lidar com as emoções de maneira assertiva;
.

6

Auxiliar o educando no desenvolvimento de suas capacidades inatas e na aquisição de novas habilidades e competências.

Apresentação
Ensino Infantil
Conheça a Proposta Pedagógica!
Apresentação
Fundamental Anos Iniciais
Conheça a Proposta Pedagógica!
Apresentação
Fundamental Anos Finais
Conheça a Proposta Pedagógica!