FASE

FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL

A criança e o jovem frequentam o espaço escolar para, em prioridade, desenvolver habilidades e competências cognitivas que os permitam ter acesso à produção científica disponibilizada à humanidade ao longo do tempo, com compreensão e de maneira colaborativa, contribuindo com a continuidade da construção e transmissão do conhecimento.

Alcançar essa meta, no entanto, exige a edificação de bases sólidas que envolvem todas as dimensões humanas: física, cognitiva, emocional e social. O indivíduo que vive o equilíbrio e bem-estar físico e emocional está em melhores condições para desenvolver-se cognitivamente e para estabelecer relações respeitosas e empáticas na sociedade. Essa missão, ainda que inicie no ambiente familiar, passa a ser também da Escola.

 

O componente curricular Fundamentos da Aprendizagem Socioemocional (FASE) visa contribuir para a concretização dessa missão dentro da Ananda – Escola e Centro de Estudos.

Os fundamentos basilares desse componente consistem nos Quatro Pilares da Educação da UNESCO, postulados em 1999, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017, nas pesquisas de autores como Howard Gardner e Daniel Goleman, bem como nas contribuições da Neurociência acerca da relação entre cérebro, aprendizagem, emoções e habilidades sociais. 

Durante todo o ano letivo, os educandos estudarão temas relacionados a competências e habilidades que permitem o autoconhecimento, a gestão eficaz das emoções e relacionamentos saudáveis, o que fundamenta a aprendizagem significativa, o crescimento pessoal e profissional. 

Os temas estarão organizados em dois eixos temáticos: quem sou e quem somos.

Quem sou?

Temas relacionados ao conhecimento de si mesmo, à gestão de pensamentos, sentimentos e emoções, bem como ao planejamento e à execução assertiva das ações:

Autocuidado, autogestão, autonomia, autoestima, priorização, disciplina, organização, resiliência, responsabilidade, flexibilidade, atenção plena, determinação, etc.

Quem somos?

Temas relativos aos relacionamentos sociais, ao trabalho em grupo e cooperativo:

Paciência, respeito, empatia, cooperação, práticas sustentáveis, sociabilidade, solidariedade, gentileza, sensibilidade, cidadania, etc.